Não Compre Moto antes da Atualização 2025

Até o final deste post, estarei explicando por que, se você comprar aquela moto que está pensando, talvez você possa perder muito, mas, por outro lado, também pode comprá-la agora e sair ganhando.

 

A atualização do mercado de motos

Em junho de 2023, foi anunciado que a Honda tem 10 motos para lançar até 2024. Esses lançamentos incluem tanto motos que já existem no mercado e passarão por atualizações, quanto novos modelos. A Yamaha, segunda maior montadora do mercado brasileiro, também tem menos de um ano para atualizar suas motos, já que já possui 520 milhões reservados para essa finalidade.

A nova lei de controle de poluição, chamada de promotime5, já está em vigor no mercado brasileiro, e todas as motos que não se adequam a esse padrão serão atualizadas até o final de 2024. Portanto, é de interesse não só da Honda e da Yamaha, mas também de todas as montadoras do mercado brasileiro.

Algumas montadoras que chegaram recentemente já estão fabricando motos dentro desse padrão atualizado, como é o caso da Honda Waves e da CB Twister 300. A Yamaha também já trouxe uma moto atualizada do mercado chinês para o brasileiro, a R15. Além disso, a Honda lançou recentemente a PCX 160 no Brasil, também com atualizações. Estima-se que a XRE300 Sahara seja uma das próximas da Honda a passar por atualizações, e há uma alta probabilidade de que a linha CG também seja atualizada.

 

O lado negativo das atualizações

Porém, juntamente com a atualização do motor, algumas motos serão completamente renovadas. Elas receberão novos itens tecnológicos, freios a disco nas rodas traseiras e até mesmo entradas USB para recarregar dispositivos. Além disso, esses modelos atualizados também contarão com novos painéis e alguns detalhes refinados. Se você está pensando em comprar uma moto mais completa, é aconselhável esperar um pouco mais e adquirir um veículo atualizado. No entanto, se você está em busca de uma moto mais potente e não se importa em fazer a atualização no futuro, pode comprar agora mesmo uma versão mais antiga, pois sairá mais barato.

Uma consideração importante é que, mesmo que as atualizações sejam feitas e motores percam potência, isso não terá impacto nas motos usadas que já estão no mercado. Essa mudança afeta apenas os padrões de poluição. Portanto, se você está planejando vender seu veículo em um futuro próximo, é bom esperar pela atualização para não perder nas vendas.

Em relação às atualizações estéticas das motos, não há muita garantia, mas quanto às atualizações de motor, pode ter certeza de que as montadoras terão que atualizar seus motores para cumprir as novas regulamentações até janeiro de 2025. Portanto, é necessário considerar se vale a pena comprar a moto agora ou aguardar o lançamento dos modelos atualizados.

Essas são apenas algumas reflexões sobre as atualizações das motos. A decisão final é sua. Comente abaixo sobre o que você acha dessa situação e se você planeja comprar uma moto agora ou esperar por uma versão atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *